Nossos Barris & Dornas
Com nossas Dornas e Barris, você conquista algo inestimável – uma alma para sua bebida, resultado da junção da nossa enorme diversidade de madeiras com a essência e pureza do seu destilado ou fermentado. Conquiste uma bebida autêntica, valor que só o envelhecimento pode criar.
- Artesanal
Nossos barris e dornas são produzidos artesanalmente, preservando as técnicas tradicionais da Tanoaria Brasileirra. Trabalhamos com uma espessura de madeira maior em nosso recipientes para garantir reformas que renovam seu barril para um longo período de uso.
- Acabamento
A beleza dos padrões, cores e texturas das madeiras são valorizadas no ajuste perfeito de cada peça em harmonia com seus aros, torneiras e tampas.
- Variedade
Oferecemos uma enorme diversidade de madeiras, formatos e tratamentos, adequados para atender qualquer necessidade de envelhecimento.
- Além da Cachaça
Expandímos nossos estudos com o objetivo de valorizar os ofícios da tanoaria na Coquetelaria e no envelhecimento de outros destilados. Além de analisar a forma como as madeiras reagem aos diferentes destilados, os estudos voltados para a introdução de novas madeiras na produção de barris e dornas, abriu um leque maior de opções sensoriais para as bebidas.
Perfil Sensorial & Principais Características
Construímos o Perfil Sensorial desejado para suas bebidas. Com as diversas combinações de madeira é possível encontrar um resultado único para seu destilado. Nossos barris mesclam intensidade aromática com a neutralidade e leveza de seu destilado preferido, gerando sabores e aromas marcantes e diferenciados.
Quais as madeiras ideais para envelhecer uma bebida?
A classificação sensorial qualitativa acima serve como guia para selecionar os atributos desejados.
Por exemplo, a maioria das madeiras aportam dulçor, mas as outras características são mais seletivas. Importante esclarecer que esses atributos pressupõem madeiras adequadamente tratadas para tanoaria, o que envolve secagem natural e tosta adequada.
Qualquer estilo de bebida pode ser maturado na madeira, enriquecendo e complementando o perfil sensorial desejado. Muitas vezes busca-se realçar o perfil da própria bebida e a madeira tem papel secundário. Em outras situações são as madeiras que assumem o protagonismo. O equilíbrio sensorial pode ser feito por convergências ou oposição, conforme a bebida e a(s) madeira(s) envolvidas.
Cuidados com a Higienização em Bebidas Fermentadas
Para garantir o controle microbiológico do processo de maturação e a higenização dos dadinhos, basta colocá-los em água a 80C° por 15 minutos, ou ainda, utilizar os sanitantes adequados nos processos de fermentação. No caso de destilados não existe necessidade de higienização.