HISTÓRIA
Tudo começou na Vila de São Jorge, sede da Capitania. Quando Jorge de Figueredo associou-se a outras pessoas influentes para investir na produção de açúcar. Em 1537distribuiu 03 sesmarias, sendo uma delas de Mem de Sá, localizada às margens do rio Santana. Ali ergueu-se um engenho de açúcar de grande porte, movido a energia hidráulica e utilizando extensa mão de obra escrava. Sua capacidade de produção chegava a 10 mil arrobas de açúcar por ano.
PRODUÇÃO
São mais de 30 mil litros de cachaça por ano, produzidos em alambiques de cobre e envelhecidos em tonéis de madeira.O processo de fabricação conta com o know-how de seu produtor e químico responsável, Luiz Fernando Galletti, que utiliza equipamentos de aço inoxidável e cobre garantindo a máxima qualidade do produto. Todas as etapas de produção são rigorosamente controladas.
O plantio da cana é feito com mudas certificadas, garantindo maior rendimento e produtividade. A colheita é realizada manualmente, sem queima, e a cana é moída no mesmo dia do corte. A fermentação é natural, sem aditivos químicos, minuciosamente acompanhada, levando cerca de 24 horas para transformar o açúcar da cana em álcool etílico. O processo de destilação é separado em 3 partes: Cabeça, Coração e Cauda, e armazenamos apenas a porção intermediária, que é a parte nobre do destilado (o Coração).A Cabeça corresponde aos 10% iniciais da destilação e é rica em aldeídos (que provocam ressaca) e metanol (causador de cegueira a longo prazo).
A seguir separa-se a fração mais importante, o Coração. Rico em etanol, representa 80% do volume total da destilação e apresenta menor concentração de substânciasindesejáveis. É a Cachaça em si. Por ultimo é retirado a Cauda, onde se concentram os produtos mais pesados como, furfuraldeído (causa do bafo), ácido acético e álcoois superiores. É importante salientar que só se produz cachaça de qualidade se houver a preocupação com a higiene e pequenos detalhes na produção, além de fazer a separação das partes do destilado. Caso contrário, a cachaça, mesmo sendo de Alambique, terá qualidade inferior, assim como as cachaças de Coluna (industriais), que por utilizarem o processo de destilação contínuo, são impossibilitadas de retirarem aCauda e a Cabeça do produto que será engarrafado, não eliminando os componentes prejudiciais à saúde.
Com a finalidade de ter um bouquet único e refinado, as cachaças envelhecidas são armazenadas por períodos que variam de 6 meses a 03 anos, em tonéis de madeiras mistas. Esse envelhecimento, além de salientar seu aroma e paladar, modifica a coloração de branca para amarelada, tornando-a macia e aveludada, atenuando a sensação desidratante do álcool, além de diminuir a quantidade de aldeídos (substâncias que provocam a dor de cabeça). Dessa forma, oferecemos a você uma bebida artesanal, sem conservantes químicos, sem a adição de açúcar ou corantes. Seguindo todas as exigências do Ministério da Agricultura.